domingo, 24 de outubro de 2010

Mas e mAiS CRiOsIdAdEs

A Radiação Electromagnética (fontes naturais, e fontes artificiais);
A radiação electromagnética ocorre naturalmente no Universo e, como tal, sempre esteve presente na Terra. O nosso Sol, por exemplo, é a fonte (natural) de radiação electromagnética mais intensa a que estamos expostos. Por outro lado, o crescimento tecnológico, as mudanças no comportamento social e nos hábitos de trabalho (próprios de uma sociedade em evolução) criaram um ambiente crescentemente exposto a outras fontes de radiação electromagnética. Estas fontes foram criadas artificialmente pelo homem e são, por exemplo, as antenas dos sistemas de telecomunicações, as linhas de alta tensão, os aparelhos eléctricos, etc.
Assim, a luz visível, os raios X, as vulgarmente chamadas “ondas de rádio” e as “microondas” são formas possíveis de radiação electromagnética, correspondendo a propagação de energia pelo espaço a velocidades da ordem de 300 000 km/s, sem necessidade de suporte físico.




As Ondas Electromagnéticas;
A propagação da energia electromagnética faz-se através de chamadas “ondas electromagnéticas”. Estas são constituídas por duas entidades interdependentes: o
campo eléctrico, E, e o campo magnético, H. Não é possível observar directamente o campo eléctrico e o campo magnético, a não ser através de uma representação artificial, como a indicada na figura: o campo eléctrico está representado com cor azul, e o campo magnético com cor vermelha. Estes campos evoluem no espaço como uma onda, daí a designação de “onda electromagnética”. O produto destes dois campos resulta na densidade de potência, S. Uma onda electromagnética pode ser criada por uma corrente eléctrica variável no tempo. Mais adiante referir-se-ão outros pormenores sobre as ondas electromagnéticas.










Comprimento de onda, e frequência;
 
Como se pode ver na figura colocei, a onda electromagnética apresenta um padrão que se repete enquanto se propaga. O comprimento desse padrão de repetição no espaço designa-se por comprimento de onda, medindo-se em metros [m].
A frequência representa o número de ciclos da onda num ponto do espaço em cada segundo, medindo-se em Hertz [Hz].
O comprimento de onda e a frequência estão interligados entre si, através da velocidade de propagação da luz, c: l f = c. Este conceito está ilustrado na mesma figura.




Amplitude;
 
A amplitude dá uma medida da intensidade dos campos, medindo-se no caso do campo eléctrico em Volt por metro [V/m], e do campo magnético em Ampère por metro [A/m]. A ilustração desta característica está também contemplada no segundo gráfico. A densidade de potência vem expressa em Watt por metro quadrado [W/m2], medindo a potência transportada pela onda por unidade de área.


 
O que é a luz?
É a energia radiante em forma de partícula emitida sob certas circunstâncias pelos átomos e que pode ser detectada pela nossa retina.


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A luz

A luz no que diz respeitoa onda, sim porque embora muita gente não saiba a luz propaga-se através de ondas, ondas essas que podem ser catologadas pela:
  • Frequência;
  • Amplitude;
  • Comprimento de onda;
  • Velocidade;
  • Periodo.
Luz para ser considerada na sua ensência luz tem que ter massa igual a zero(=0) e uma velocidade de 300.000.000 m/s