Para poder manipular correctamente cores e trocar informações colorimétricas, é necessário dispor de meios que permitem categorizá-las e escolhê-las. Assim, não é raro ter de escolher a cor de um produto antes mesmo de este ser fabricado. Neste caso, uma paleta de cores é-lha apresentada, na qual a cor que convém mais é escolhida. Na maior parte do tempo, o produto (veículo, construção, etc.) possui uma cor que corresponde à escolhida.
Em informática, da mesma maneira, é essencial dispor de um meio para escolher uma cor entre todas as utilizáveis. Ora, a gama de cores possíveis é muito vasta e a cadeia de tratamento da imagem passa por diferentes periféricos: por exemplo um ("scanner"), seguidamente um software de retoque de imagem e, por último, uma impressora. É por conseguinte necessário poder representar de maneira fiável a cor, para se assegurar da coerência entre estes diferentes periféricos.
Chama-se assim “espaço de cores” à representação matemática de um conjunto de cores. Existem vários, dos quais os mais conhecidos são:
- A codificação RGB (Vermelho, Verde, Azul, em inglês RGB, Red, Green, Blue).
- A codificação TSL (Tonalidade, Saturação, Luminância, em inglês HSL, Hue, Saturation, Luminance).
- A codificação CMYK.
- A codificação CIE.
- A codificação YUV.
- A codificação YIQ.
A maior parte dos softwares gráficos oferece meios para seleccionar uma cor de maneira interactiva. A principal é frequentemente o esquema de cores, ou seja, a apresentação das cores num quadro no qual são classificadas por matizes:
Cada vez mais softwares integram contudo instrumentos mais eficientes que permitem escolher uma cor entre uma vasta gama. Assim, no seleccionador de cor abaixo, a tonalidade é representada por um disco cromático, enquanto a luminância é representada por um selector vertical que dá os matizes da cor que vão do preto ao branco.
No selector abaixo, em contrapartida, a tonalidade é apresentada em abcissas do selector à esquerda, e a saturação está ordenada. O selector à direita permite regular a luminosidade :
GeStãO dA CoR:
É fácil compreender o interesse do respeito das cores de uma imagem aquando da passagem desta por vários periféricos (cadeia numérica composta, por exemplo, por um scanner, um software de tratamento de imagem e seguidamente uma impressora), para garantir que a imagem em fim de cadeia de tratamento possui cores próximas da imagem de origem. Chama-se “gestão da cor” ao conjunto das operações necessárias para garantir a boa conservação das cores de uma imagem.
Para garantir a coerência das cores, é essencial calibrar (ou aferir) o conjunto dos materiais da cadeia numérica. A calibragem (ou aferição) de um material consiste assim em descrever num ficheiro, chamado perfil ICC (International Color Consortium), o conjunto das cores que é capaz de adquirir ou produzir (trata-se por conseguinte do seu gamut) num espaço de cor independente (por exemplo, CIE Lab ou CIE XYZ).
Sem comentários:
Enviar um comentário