Ambos os espaços são derivados do espaço "mestre" CIE 1931 XYZ. No entanto, CIELAB calcula-se usando raízes cúbicas, e Hunter Lab calcula-se usando raízes quadradas.Recomenda-se utilizar CIELAB pára novas aplicações, excepto onde os dados se devam comparar com valores Hunter L,a,b existentes.
O propósito de ambos espaços é produzir um espaço de cor que seja mais "perceptivamente linear" do que outros espaços de cor. Perceptivamente linear significa que uma mudança da mesma quantidade em um valor de cor deve produzir uma mudança quase da mesma importância visual. O anterior pode melhorar a reproducão de tons quando se armazenam cores em valores de precisão limitada. Ambos espaços Lab estão relacionados com o ponto-branco dos dados XYZ desde onde foram convertidos. Os valores Lab não definem cores absolutos a não ser que se especifique o ponto-branco. Na prática, muitas vezes assume-se que o ponto-branco segue um regular e não se estabelece explicitamente (por exemplo, todo os valores Lab ICC são relativos ao iluminante D50 do regular CIE).
Vantagens de LAB
Comparado com o RGB e CMIK, é mais rápido fazer correcções eficientes de cor em Lab. O facto é que a luminosidade é completamente degradada nos canais A e B faz que seja bem mais sensível a erros.Ainda que o número de valores numéricos possíveis pela cada pixel é menor em Lab que em RGB ou CMYK, é possível referir uma quantidade superior de cores no sistema Lab mas cores que não podem ser descritos com RGB ou CMYK senão também são cores que não aparecem em absoluto no mundo real. Em alguns casos este acesso a cores imaginarias é de utilidade quando se geram manipulações de imagem de grande quantidade de passos.
Seria natural assumir que um perde informação convertendo uma imagem entre Lab e qualquer outro espaço de cor. De qualquer jeito, de acordo com as provas realizadas por Dão Margulis a perda é ínfima.
CIE-Lab
Nenhum dos espaços de cor mencionados neste artigo consegue reproduzir todas as cores existentes no espectro visível, porém o CIE-Lab é o que chega mais próximo disso. Também é o principal espaço de cor puramente matemático e, portanto independente de dispositivos.
Fruto de pesquisas da Comissão Internacional em Iluminação (Commission Internationale dEclairage, daí o CIE da sigla), este espaço de cor trabalha com três canais diferentes. O canal L (que varia de 0-preto a 100-branco), que guarda as informações de luminosidade de uma cena, e os canais a e b comportam a informação de cor. Em a, valores positivos indicam magenta e negativos verde, enquanto em b, valores positivos indicam azul e negativos amarelo.
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